“Me faz um bom preço por essas tintas hoje e eu vou comprar um monte de tinta de vocês nas próximas obras.”
Ahhh, a boa e velha hipocrisia. Adoro ouvir um pintor reclamar de um novo cliente que quer pagar barato porque tem muitos amigos que precisam de um pintor ou tem mais projetos em potencial no futuro. A velha estratégia de negociação a base de manipulação. Esse mesmo pintor usará o mesmo método na hora de negociar o custo da tinta com seu fornecedor.
É muito comum ver pintores no balcão das lojas dizendo que estão fazendo muitos orçamentos e precisam de um bom preço agora porque eles só vão comprar lá no futuro. Ou seja, deveriam ajustar o preço para refletir um volume que ainda nem existe.
Por que uma loja de tintas deveria oferecer preços preferenciais a um profissional que ainda não provou seu poder de compra e lealdade à loja?
Sua loja de tintas pode ser um dos recursos mais valiosos do seu negócio. Elas podem fornecer conhecimento e experiência sobre produtos, assistência com estimativas de quantidades, conselhos sobre cores, entrega de produtos e até indicações. Sem contar o café infinito, confraternizações e outras vantagens que a maioria das lojas oferece aos bons clientes. Mas, para receber esses benefícios, os preços especiais precisam ser conquistados.
Para a Collorato, quanto ainda erámos uma empresa de pintura o nosso relacionamento com nossos fornecedores de tinta sempre foi essencial para o nosso sucesso. Tínhamos um volume tão alto de compra de tintas que sempre recebíamos ligações de outras lojas com ofertas para que fossemos clientes deles. Em um mercado tão competitivo que vivemos, que cada centavo conta, pode ser tentador aceitar essas ofertas. Mas nós não aceitávamos.
Nosso relacionamento com nossos fornecedores de tinta sempre foi além de apenas preços. Quando falamos em ter uma loja parceira, trata-se de um proprietário ou representante de vendas que entende do assunto, uma equipe que é prestativa e profissional, uma empresa interessada em nos ajudar a expandir nossos negócios porque sabe que isso é benéfico para ambos os lados, um produto que entrega desempenho e uma organização inteira que apoia seus produtos e seus contratados. É muito mais do que um bom preço por um galão de tinta. Trata-se de um negócio com princípios semelhantes, operando com os mesmos valores que administramos em nosso próprio trabalho.
Então, se você está lendo isso e pensando “nossa, minha loja de tintas não faz isso por mim”, talvez seja hora de refletir sobre o motivo disso.
Uma boa loja, com bons funcionários, entende que seu sucesso está ligado ao sucesso deles. Porém, eles lidam com muitos empreiteiros de pintura todos os dias, então faz sentido que foquem em aqueles com quem têm um relacionamento mais sólido. Conversei com alguns gerentes e proprietários de lojas e aqui estão algumas dicas de como tirar mais proveito de sua loja de tintas:
1. Torne-se um cliente regular
Conheça os funcionários da loja, descubra seus nomes, converse com eles e construa amizades. Quanto mais eles conhecerem você e entenderem o seu negócio, mais poderão ajudá-lo.
2. Peça conselhos
O que está escrito na lata é uma coisa, mas os donos de lojas ou vendedores ouvem todos os comentários sobre aplicação e durabilidade. Bons e ruins. Eles têm um vasto conhecimento que pode ser a diferença entre lucro e prejuízo. Ouvimos de um dono de loja uma vez: “Não existe isso de fazer muitas perguntas. Muitas vezes, o problema é que não foram feitas perguntas suficientes”.
3. Faça o pedido com antecedência e avise quando for buscá-lo
Isso ajuda a loja a priorizar seus pedidos e garante que, quando você chegar, não estará perdendo tempo extra. Especialmente durante a correria matinal. Sua loja de tintas quer oferecer o melhor serviço possível, então ajude-os a fazer isso. E se seu pedido não estiver pronto quando você chegar, relaxe e aproveite para tomar um café.
4. Compre suprimentos diversos na loja parceira
Mesmo que você possa encontrar preços mais baratos em grandes redes, converse com o gerente sobre como obter melhores preços para os itens que você compra regularmente. Muitas vezes, há espaço para descontos em itens de suprimentos.
5. Pague sua conta em dia
Simples assim. Se você for enganado em um trabalho ou enfrentar problemas de fluxo de caixa, vá até a loja e converse com o gerente para fazer acordos de pagamento. A maioria das lojas fará de tudo para ajudar você. Evitar a loja ou não atender as ligações enquanto tem uma conta pendente não contribui para a construção de confiança.
6. Acompanhe as indicações prontamente e com profissionalismo
Quando uma loja fornece uma indicação, ela está fazendo uma recomendação direta sobre você. Portanto, trate o cliente com a mesma consideração que daria a qualquer boa indicação. A não ser que o cliente precise de algo especifico de outra marca, ou tenha uma posição definida, não fica legal oferecer outra marca de tintas, só por ser mais barato. Isso demonstra uma total falta de apreciação e lealdade.
7. Mostre sua apreciação
A loja lhe deu uma boa indicação? Acelerou um pedido que você esqueceu de ligar antes? Agradeça. Relacionamentos são uma via de mão dupla, então retribua as vantagens que você tem regularmente. Talvez seria legal levar alguma lembrança ou mesmo um vale presente para um restaurante local como agradecimento.
Não importa se você está lidando com um pequeno varejista independente ou um grande conglomerado de capital aberto. Quanto mais negócios você faz com eles, melhores serão os preços e serviços. Quanto mais você dá, mais você ganha.
Conclusão
Sua loja de tintas vê os preços da mesma forma que você. Oferecer descontos baseados em promessas incertas de negócios futuros raramente é eficaz. Você não conquista uma viagem grátis sem acumular as milhas primeiro, assim como as taxas de seguro de carro só diminuem após anos de direção segura. O mesmo vale para os fornecedores de tinta. Chegar em uma loja com a roupa de pintor pode não garantir descontos imediatos, mas o interesse genuíno é um bom começo para garantir um café e construir um relacionamento duradouro.